quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Burrice

Ontem eu tava conversando com uma amiga. Ela acabou de pedir demissão, assim, do nada. Não quer mais fazer o que ela vem fazendo até agora, cansou da empresa, da profissão. Deu uma piradinha (responsável, mas deu). Vai ficar 4 meses na Austrália com o marido e quando voltar vai ver qual é.

Ela trabalhava em uma empresa das 10h às 19h. Não podia atrasar 10 minutos que recebia cara feia, a mesma cara feia que faziam quando ela saía às 19h. Achavam que tinha que ficar mais. "Se dedicar", se quiser "crescer". Mostrar ambição, comprometimento, essas coisas. Eu sei porque já escrevi muito sobre essas paradas de RH e Carreira, meu dedo já escreve sozinho, não preciso nem pensar. Diria até que eu ajudei a criar o monstro.

Aí ela falando: "mas por que eu tenho que ficar até depois das 19h? Aliás, por que eu preciso ficar até às 19h? Tá cheio de gente olhando Facebook, procrastinando, enrolando trabalho, horário. Essas pessoas podiam estar em casa, almoçando, malhando, vivendo, indo no cinema, estudando, sei lá. Mas estão lá NÃO TRABALHANDO, mas já que têm que fazer o horário, vamos lá, né, olhar Facebook".

Gente. E isso é tão verdade. As empresas hoje pedem que a gente trabalhe mais, e aí precisamos estar disponíveis e responder emails às dez da noite e jamais nos atrasar. E aí não podemos sair, digamos, às quatro da tarde porque chegamos mais cedo. Ou porque trabalhamos muito no dia anterior. Mesmo que não tenha nada para fazer. Muitas vezes fica aquele bando de abobado lendo blogs  sites de notícias com o cérebro no piloto automático só porque ainda não deu a hora de sair. A HORA DE SAIR. que coisa velha, gente.

Daí hoje eu estava indo linda e sonolenta pegar um chá na cozinha da firma, com o objetivo de esticar as pernas e descansar os olhos. E no caminho vi um cantinho em uma das salas, uma sala de reuniões que quase sempre está vazia. Um cantinho que me cabia deitadinha lá, esticada, tinha um solzinho agradável (combinado com o ar condicionado daqui). Parei e fiquei olhando aquele cantinho um segundo. Me deu vontade de deitar lá. Agora imaginem a cena: uma funcionária levanta, pega um chá, entra em uma sala vazia de reuniões e deita no chão. E fica lá de olhos fechados até que alguém a descubra.

Eu tive essa epifania e pensei que, poxa, deitar ali não seria má ideia. Todo mundo ia me achar uma louca, né, claro. Porque normal mesmo é passar horas babando na frente de um monitor vendo Instagram de blogueiras fitness, gifs de gatinhos fofos e vídeos idiotas no Facebook.


4 comentários:

  1. essa é da série "coisas que jamais entenderei". O cara coça o saco o dia inteiro, mas sai no horário, ganha até promoção. O cara não coça o saco nunca, mas sai antes do horário, é um vabagundo que tem que ser demitido. Achava que era só aqui na província que ainda rolava isso.

    ResponderExcluir
  2. Rola em todo lado, acho. No Brasil pelo menos. Lá fora sei lá, acho meio triste também, eu via aqueles holandeses comendo sanduíche na hora do almoço, sentados na mesa, e pensava, gente, eles perdem a alegria do almoço. Mas vai ver eles saem na hora, né. Ou seja, tudo a mesma merda.

    ResponderExcluir
  3. Ora se rola...

    Rola até aqui em Barra do Corda, final do pós-Mundo.

    O cara entra às 7:00 para sair às 16:00 e se cruzar com alguém até a saída escuta um famigerado: Tá cedo!

    ResponderExcluir
  4. Bora jogar Candy Crush das 8 da manhã às 6 da tarde e ser funcionário do mês.

    ResponderExcluir