quinta-feira, 5 de novembro de 2009

sobre o trabalho

Em economia tem um conceito que é o de qualidade do trabalho (opa, perdi metade dos leitores agora). Que quanto mais você pensa e usa a sua mente pra trabalhar, maior é a qualidade do trabalho. Isso significa que a qualidade do meu trabalho é maior do que a de um torneiro mecânico, por exemplo.

Eu sempre tomei isso como verdade, até porque nunca parei pra pensar. Já que trabalho pensando mesmo...rs

Só que hoje eu parei pra pensar. E discordei. Acho que quando se trabalha pensando, é um trabalho mecânico e direcionado da mesma forma que um torneiro opera máquinas todo dia. Meu trabalho segue diretrizes que preciso seguir. Eu tento criar, e um dos meus maiores sofrimentos é não conseguir fazer isso, porque:

1) eu não sou muito criativa
2) a possibilidade de criar na minha profissão tem um limite
3) a possibilidade de criar em toda profissão (mesmo que envolva criação) é limitada
4) algumas regras necessariamente precisam ser seguidas

E mais outras coisas que nem tenham passado pela minha cabeça.
Se você for ver por esse prisma, o meu trabalho e o de muita gente segue uma mecânica que funciona sempre. Na hora de escrever um texto, fazer uma entrevista.É mecânico, é natural, segue um determinado padrão. Exatamente da mesma forma que um torneiro.

A diferença toda é que eu termino o meu dia de trabalho e tenho dificuldade pra continuar pensando. E levo trabalho pra casa, no sentido de me preocupar como será o dia e o que eu preciso fazer e dar conta. Então, ler um livro mais técnico ou navegar no computador se torna um pouco pesado demais pra uma mente que pensou o dia todo, mesmo que dentro dos padrões e regras que citei.

Quanto ao torneiro, ele tem a certeza de que trabalha das 8h às 17h (sei lá). E vai pra casa sem nem pensar no que vai fazer no outro dia. E chega lá e faz, e pode pensar no Corinthians, na novela, no que for, ele tem a mente livre pra pensar até em Sartre, se quiser.

E aí vem a economia elencando e categorizando e dizendo que um trabalho tem mais qualidade que o outro. Não estou nem dizendo qual tem mais qualidade, só acho que, pra cada cabeça, está uma qualidade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário