segunda-feira, 21 de junho de 2010

Somos livres, e este é o inferno*

Teve o jogo da Coreia com o Brasil. E o tempo todo eu ficava preocupada com os jogadores, como cada um devia estar se sentindo. E ele, sabiamente, me disse:

- Eles não têm individualidade, Vi. Eles foram criados para serem "a pátria", "o grupo".

E olha que loucura, tá certo.
Essa maldita individualidade é que traz os nossos problemas. Porque ela traz a liberdade. E a possibilidade de fazer escolhas. E todo o resto.

E daí que a vida toda a gente passa fazendo escolhas porque se é livre, sofrendo por ter feito as escolhas erradas, mesmo se a gente fez as certas. E fazer escolhas, todo mundo sabe, é terrível.

É claro que eu amo essa liberdade. Quem me conhece e lê esse blog sabe o quanto eu prezo isso, mesmo que me faça sofrer imensamente. Mas ser livre é mesmo o ponto de partida para o inferno. Eu acho que a gente nunca se perdoa por isso.





* A frase não é minha, é da Clarice

Nenhum comentário:

Postar um comentário