terça-feira, 11 de outubro de 2011

o efeito manada na escolha de um loser

Eu era bem novinha e trabalhava num jornal. Tinha esse menino que entrou depois de mim, com um salário super baixo pra cobrir o buraco de um fotógrafo que tinha sido demitido.

Ele entrou com o maior tesão de trabalhar, super feliz de fazer fotojornalismo, porque até então cobria festas e eventos, sabe. E, talvez por ser um menino, talvez por não ter tanta experiência assim, talvez por ser novo no grupinho, ele nunca foi muito aceito entre os outros fotógrafos.

Por outro lado, ele era um amor. Não reclamava quando tinha uma pauta chata pra fazer (e adivinha com quais ele ficava sempre? as filés é que não eram), era super prestativo e ouvia a nossa opinião em tudo. Não era inseguro, era humilde. Igual a ele tinha apenas um outro fotógrafo, que era bem legal também, mas sacou que o chefe não gostava dele e não chegou a ser muito próximo do menino.

A questão é que o resto da redação sacou tudo isso e começou a agir como se o menino fosse um profissional "menor". A ponto de reclamar com o chefe dos fotógrafos quando era ele quem ia pra uma pauta mais elaborada. Ou seja, só estimulavam o preconceito. Surgiram várias fofocas sobre ele, entre elas o famoso "ele não precisa trabalhar", só porque ele tinha uma namorada rica. Uma NAMORADA rica, não um pai rico ou pelo menos um irmão. E isso continuou assim até quando eu me lembro, e ele continuou lá, se esforçando, não reclamando, do mesmo jeito.

Eu podia terminar falando que os bonzinhos só se fodem, mas não é bem o caso. O que fode mesmo é o efeito manada. A partir do momento em que o grupo dominante define, mesmo que inconscientemente, quem deve ser ignorado ou mesmo maltratado, as coisas desandam demais. Os subordinados passam a fazer aquilo que o chefe faz, isso se irradia pro resto do grupo e, sem fazer nada, o cara é eleito o loser eterno.

E aí que eu sigo esse menino no facebook e eu percebo que nenhuma das pessoas que trabalhou com ele durante essa época é amigo dele ou comenta as coisas que ele faz. E olha que ele posta fotos muito boas. Enquanto o ex-chefe dele, que é também muito bom e também é seguido por mim no facebook, é ovacionado loucamente por fotos bem mais ou menos.

Entendo que o negócio se perpetuou, pelo menos nesse grupo. E, olha, não é um caso isolado. O triste mesmo é que eu vejo isso todos os dias, e a única solução (pelo menos para o perseguido) é sair fora o quanto antes.


* e eu acho que tem outra questão também. O efeito manada acontece porque as pessoas têm medo de não aderirem ao grupo e elas serem escolhidas as perdedoras da vez. Tenho certeza disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário