quinta-feira, 14 de abril de 2011

um post sério

Eu quase nunca falo sério. Mas vamos lá.

Todo mundo falando sobre bullying. Aí vão criar uma lei sobre bullying. E o que vai acontecer? O bullying vai aumentar. Anota aí: uma hora dessas vão anunciar que aumentou o bullying depois da lei.

Sempre acontece isso. Provavelmente aconteceu com a Lei Maria da Penha, com o racismo e vai acontecer com a homofobia também. Mas o que não explicam é o que está por trás dos números.

Existe uma coisa chamada subnotificação. Que é assim: o seu marido te bate, você não denuncia. A violência acontece mas não é notificada. A partir do momento que tem a lei, que ela é divulgada, que você vê que funciona, vê homens sendo punidos, as pessoas se sentem mais dispostas a levar o caso adiante. E aí aumentam as notificações. Mas os casos, eles continuam. Ou até caem, a médio prazo.

Ou seja, é bem estúpido tratar dados como se eles fossem coisas isoladas. É ruim pegar um número e fazer um auê em cima, sem tentar saber o que está por trás deles. Os números são terríveis - eles podem ser manipulados de vários jeitos.

É sempre bom desconfiar, daí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário